CEPED – UNICAMP

Prêmio Município Cidade Resiliente do Estado é entregue ao prefeito

Campinas foi a primeira colocada e recebeu o grau Ouro. Resultado é atribuído ao trabalho intersetorial e apoio da Prefeitura.

O prefeito Dário Saadi recebeu em seu gabinete na tarde desta sexta-feira, 25 de março, das mãos do diretor da Defesa Civil, Sidnei Furtado, o troféu que Campinas ganhou como primeira colocada no Prêmio Município Cidade Resiliente concedido pelo Governo do Estado de São Paulo. A outorga da certificação, no grau Ouro, foi entregue dia 16 de março, em cerimônia com a presença do governador João Dória, no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo.

“Acabamos de receber o primeiro lugar do Prêmio Município Resiliente dado pelo governo do Estado de São Paulo e fico feliz em dizer que Campinas é uma cidade resiliente, que se preparou para os desastres naturais e também para evitar desastres em nossa cidade”, disse o prefeito Dário Saadi, ao receber o prêmio.

De acordo com o diretor da Defesa Civil, a premiação é “mais um reconhecimento para a cidade de Campinas, que foi contemplada na categoria ouro como resultado de um trabalho sistêmico da Prefeitura Municipal”.

“Antigamente nós não ouvíamos notícias como as que ouvimos hoje, que em 24 horas choveu a chuva do mês e não houve prejuízos sérios para o município. Por que em que Campinas não tem o impacto que tem em outras áreas? Por questões geográficas, mas também de política pública, organizacional. E reforçar isso, cada vez mais, é o que o prefeito tem feito”, afirmou o secretário de Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Rogério Menezes, também presente na entrega do prêmio ao prefeito. Segundo ele, o prefeito tem estimulado todos com a parceria e a ação conjunta entre Prefeitura, universidades, Defesa Civil, Bombeiros. “Estamos todos muito imbuídos de construir juntos”, afirmou.

O comandante do Grupamento do Corpo de Bombeiros, tenente-coronel Eglis Roberto Chiachirin, acrescentou que o prêmio “é de extrema importância, já que envolve meio ambiente, meteorologia, prevenção às emergências e aos desastres e envolve também a resposta a estes desastres – e aí entra o Corpo de Bombeiros, dando apoio a toda a cidade de Campinas”, disse.

“É uma satisfação fazer parte de um grupo que tem trabalhado sob a coordenação do Sidnei, da Prefeitura e do Corpo de Bombeiros. Nós, da universidade, estamos juntos também no sentido de fazer pesquisas, estudos em torno de um assunto tão importante, que traz para Campinas este reconhecimento internacional”, afirmou o professor André Argollo, coordenador do Centro de Pesquisas e Desastres da Unicamp.

O prêmio

A certificação foi recebida pelo desempenho de Campinas no âmbito do Programa Município Resiliente. A aferição é feita com base nos indicadores de gestão do Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEG-M) do programa Município Verde Azul, e da campanha Construindo Cidades Resilientes (MCR2030), das Nações Unidas. Além de Campinas, o município de São José do Rio Preto também recebeu o grau ouro.

Na ocasião, o diretor da Defesa Civil de Campinas recebeu a honraria e representou o prefeito. No mesmo dia também foi celebrado o 46º aniversário da Defesa Civil do Estado.

Texto publicado originalmente em: https://portal.campinas.sp.gov.br/noticia/43816

Acesse aqui as imagens desta matéria em alta resolução