CEPED – UNICAMP

Delegação da ONU elogia estrutura de Campinas para promover resiliência

A representante do Escritório das Nações Unidas para Redução do Risco de Desastres para as Américas e Caribe, Johanna Granados, elogiou a estrutura de resiliência de Campinas
Vice-prefeito com o troféu e homenageados com os diplomas Crédito: Carlos Bassan

A representante do Escritório das Nações Unidas para Redução do Risco de Desastres para as Américas e Caribe, Johanna Granados, elogiou a estrutura de resiliência de Campinas. A declaração foi feita durante recepção aos representantes da ONU, presidida pelo vice-prefeito de Campinas, Henrique Magalhães Teixeira, na tarde desta quarta-feira, 11 de dezembro. O vice, representando o prefeito de Campinas, Jonas Donizette, recebeu a delegação da ONU para o Projeto de Cidades Resilientes.

A comitiva, composta por representantes dos países Honduras, Guatemala, República Dominicana, Equador e Colômbia, visitou Campinas para um intercâmbio do município com cidades das Américas e Caribe. Campinas foi indicada pela ONU para realizar o intercâmbio por ter recebido o Prêmio Sasakawa das Nações Unidas para a redução de desastres. A distinção é o mais importante prêmio internacional concedido a instituições que tomam iniciativas ativas na redução de riscos de desastres.

O vice-prefeito lembrou a importância da cidade ganhar o Prêmio Sasakawa: “esse prêmio é o Oscar para todos vocês, é um reconhecimento do trabalho coletivo, porque a gente não faz nada sozinho e Campinas se orgulha desta conquista. A nossa Defesa Civil tem sido olhada com muito respeito e tem desenvolvido um trabalho reconhecido mundialmente. É uma grande alegria para a administração e para a nossa população saber que dispõe desse serviço tão nobre, que tem a missão de salvar vidas”, disse.

Na recepção da delegação da ONU, nesta quarta-feira, foram reconhecidas pessoas que colaboram para a construção da cidade resiliente. Foram 45 homenageados, entre ONGs e servidores da Prefeitura – indivíduos, organizações e iniciativas que contribuem para a construção de cidades resilientes.

Sidnei Furtado entregou o troféu do Prêmio Sasakawa ao vice-prefeito. A estatueta ornamentará o gabinete do prefeito Jonas Donizette. Em nome do prefeito, Henrique cumprimentou a comitiva da ONU pelo “grau de conhecimento dos países e o quanto pode haver de contribuição técnica e de boas práticas para que todos possam assimilar as ações desenvolvidas em Campinas no Projeto Cidades Resilientes”.

Prêmio

O Prêmio Sasakawa foi concedido em 17 de maio de 2019 à Defesa Civil de Campinas, durante a Plataforma Global de Redução de Riscos de Desastres em Genebra (Suíça). Na ocasião, o diretor da Defesa Civil e promotor no Brasil da campanha “Construindo Cidades Resilientes”, Sidnei Furtado, chamou o prêmio de “Oscar na atividade de redução de riscos de desastre”.

“É um prêmio muito concorrido, muito difícil de se conseguir, e felizmente Campinas venceu. E o motivo foi o empenho de toda a equipe em realizar o trabalho que representa a maior parte das pessoas que estão aqui neste evento, que participaram em algum momento de atividades voltadas para a redução do risco de desastres”, afirmou Furtado.

Intercâmbio

Campinas é a primeira cidade brasileira certificada pela ONU, desde 2013, como modelo da Campanha Construindo Cidades Resilientes. A partir da premiação, a ONU indicou Campinas para o intercâmbio que visa promover a aprendizagem entre pares por meio da socialização de experiências, boas práticas e lições aprendidas no município.

Também são objetivos do intercâmbio fortalecer a rede regional de cidades comprometidas com a redução do risco de desastres; apresentar progresso na aplicação das ferramentas, metodologias e abordagens da campanha global para o desenvolvimento de cidades resilientes e fortalecer as capacidades da região para acompanhar tecnicamente os processos de formulação de planos de redução de riscos de desastres no nível local, assim como a implementação de ações que fortaleçam a resiliência urbana.

A representante do Escritório das Nações Unidas para Redução do Risco de Desastres para as Américas e Caribe, Johanna Granados, pontuou a importância do intercâmbio para a aprendizagem entre os países. Também falou de repicar para outros locais a experiência de Campinas, “sempre com o propósito de salvar vidas”.

Estão representados na delegação da ONU a cidade de Tegucigalpa, Honduras; Guatemala, capital da Guatemala; Santo Domingo Este, na República Dominicana; Guayaquil no Equador e a Colômbia.

Deixe seu comentário

Leia mais